Páginas

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Afinal, o que é Tecnologia

Oi Pessoal!!!

Olha eu aqui de novo... Sei que ando meio sumida, reconheço minha culpa.... mas nesse processo de reorganização da vida pós-academica/profissional/mestranda ta me deixando de cabelos brancos (metaforicamente... por enquanto!)... hehe

Bem, mas o fato é que resolvi voltar a escrever, e durante uma conversa casual sobre blogs, vi um post que me inspirou a escrever esse post de hoje. No post, o autor aborda a “inovação” e do seu conceito de uma maneira tão peculiar, que me remete a uma palavra que sempre fui contra o a maneira como as pessoas a interpretam: é a famosa "tecnologia".

Muitos vêem tecnologia como um conjunto de aparelhos eletro/eletrônicos que a cada nova "versão" agregam funcionalidades diferentes, e não enxergam todo o conceito por trás da "coisa".

A tecnologia tem muito mais a ver com métodos, idéias e sugestões de boas práticas do que simplesmente a aparelhagem em si.

O próprio conceito já nos mostra isso: "Tecnologia – (do grego τεχνη — ‘ofício’ e λογια — ‘estudo’) é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento”

Ao meu ver, a tecnologia é uma técnica que agrega valor dentro de um contexto, facilitando a pratica da atividade.

Parece meio vago, mas vou tentar explicar.

Muitos de vocês provavelmente já ouviram ou leram sobre as estatísticas das empresas que falem antes de 5 anos, devido a má estruturação e/ou organização, por parte dos gestores. Uma empresa bem gerida, que sabe agregar as suas atividades, boas práticas de governança, é mais funcional, aproveita melhor os seus recursos (tempo, espaço e dinheiro), tem maior produtividade, entra na disputa do mercado e tem maiores chances de sucesso, tudo isso, através da tecnologia (práticas de governança).

Um exemplo ainda mais claro do uso e desenvolvimento de tecnologias são os Egípcios (não usavam nem eletro/eletrônicos, ate porque na época não tinha... hehe). Eles desenvolveram tecnologias nas áreas de engenharia e arquitetura, técnicas de irrigação, técnicas de mumificação, técnicas de astronomia e matemática (focadas para o desenvolvimento do calendário lunar), desenvolvimento do sistema decimal, criação dos fundamentos da geometria e muitas outras tecnologias, que foram e ainda são muito utilizadas, e não dependem de aparelhagem, mas sim os aparelhos que dependem destas tecnologias, para terem utilidade.

O que venho tentar mostrar neste post, até mesmo antes de voltar aos posts mais técnicos, como de costume, é que todo um trabalho de conscientização deve ser feito, para que as pessoas que ainda carregam certo preconceito, parem de ver a tecnologia apenas como um modismo e comecem a tratá-la como a essência do bom funcionamento das organizações (pessoais ou empresariais).

Nenhum comentário: