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terça-feira, 15 de setembro de 2009

O E-business e a era dos E-'s


Como já é notável, a Internet revolucionou e revoluciona muitos aspectos na vida do homem.

Entrando no mundo dos negócios, ela tem auxiliado as empresas a alcançar novos mercados, agilizar a troca de informações e estreitar relacionamento com clientes e fornecedores, tudo isso através do e-bussiness.

E junto com o novo termo, surge a nova questão. “Afinal, o que é e-business?”

Derivado do inglês Eletronic Busines (Negócio Eletrônico), o e-business pode ser definido como sistemas de informação que auxiliam os processos de negócio. Estes sistemas podem ser desde B2C e B2B até CRM, Supply Chain Management (SCM) e gerenciadores de conteúdo.

O termo e-business já tem registro desde 1995 sob o nome de uma revista on-line, mas foi em 1997, em uma campanha criada pela Ogilvy & Mather, que a IBM popularizou o e-business. Ela associou o termo a novas oportunidades em negócios altamente conectados, ligando o termo diretamente a internet.

Diferentemente do que muitos pensam, e-business não é apenas o comércio realizado pela internet; isto é e-commerce, uma de suas partes. O conceito de e-business vai muito além e engloba todas as atividades de uma empresa.

Suas duas grandes áreas são o e-commerce e o e-service. Ele permite a integração e troca de informações de todas as áreas da empresa de uma forma rápida, fácil e transparente, uma vez que a informação é base para as tomadas de decisões.


Os outros E-’s da área de Business

E-Sales: Permite a otimização da força de vendas, através da troca de informação por meios eletrônicos, melhorando e acelerando processos de forma a um melhor aproveitamento das oportunidades de mercado.

E-Know-How: trata-se da gestão do Know-How e do capital de capitar de conhecimento de uma empresa, procurando que este seja partilhado e rentabilizado pela organização de uma forma global. O conhecimento, as experiências, e habilidades dos colaboradores, são disponibilizados verdadeiramente a toda a equipe, com o objetivo da satisfação dos objetivos da companhia e de todos os stakeholders.

E-Colaboration: Consiste num trabalho conjunto na organização, através da utilização da ferramenta intranet. Para parceiros considerados estratégicos como fornecedores, clientes poderá ser disponibilizado um serviço extranet de forma a permitir um melhor planejamento, coordenação, inovação de processos e práticas de negócio para que as tomadas de decisão sejam mais eficazes.

E-Service: Fornecimento aos clientes de suporte técnico e comercial além do já vulgar aconselhamento on-line sobre produtos e serviços (pré-venda e pós-venda). Este serviço permite a redução de custos, torna mais flexível o suporte aos clientes, gera cross selling (venda cruzada), fidelização dos clientes, melhoria das margens de comercialização, diferenciação e consequentemente incremento do valor acrescentado. É importante frisar, que o e-service reduz os custos operacionais.

E-Commerce: sendo um dos instrumentos mais utilizados na economia digital, o e-commerce permite a compra e venda de produtos e serviços via Web, podendo essas transações revestir a forma business to business - B2B (empresa para empresa) ou business to consumer - B2C (empresa para consumidor final). Compreende não apenas a parte de compras e vendas, mas também o marketing, a logística, a infra-estrutura e o atendimento ao cliente.

E-Community: É uma forma de interação entre funcionários, clientes, fornecedores, parceiros e outros membros de uma comunidade, em torno de temas de interesse comum através de chat, fórum ou blog.

Supply Chain Management: trata-se do controle de fluxos de materiais, serviços e informação que percorrem toda a cadeia de valor da empresa, permitindo uma diminuição de custos, aumento da velocidade e transparência dos processos e redução de estoques.

CRM (Customer Relationship Management): é um poderoso meio de gestão de relacionamento com os clientes, que torna possível estabelecer relações de uma forma individual e personalizada, sendo ainda possível utilizar a informação para posteriormente tratar outros clientes de uma forma diferenciada. Através deste conceito a empresa amplia a sua capacidade de comercializar produtos e serviços com maior valor acrescentado, sendo possível praticar o marketing one-to-one. Uma abordagem CRM sofisticada e integrada aborda o cliente através de meios como a internet, SMS, telemarketing, através de cartoes de fidelização e outros meios disponíveis.

EDI (Eletric data Interchange): na prática, ele consiste na transferência de dados entre empresas, através de redes públicas e privadas, tornando possível a partilha de informação e bases de dados entre diversas organizações.

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